domingo, 22 de fevereiro de 2015

Há dois meses, faz dois meses...

que nosso blog nasceu. 


É, sim, seu 2.º 'mensiversário'!  Você perguntará: existe?  Os dois meses, sim, existem. O nome? Acabo de criá-lo.  Com todo o direito de quem conhece radicais, prefixos, sufixos. Ora, se aniversário  "diz-se de ou dia em que se completa um ou mais anos em que se deu determinado acontecimento ‹dia a. da Independência do Brasil› ‹a. de casamento›1] , quando  tratarmos de mês, por que não poderia ser mensiversário?

Como é bom criar palavras!  Nunca são suficientes para dizer tudo o que sentimos e desejamos...

Criada a palavrinha, lá se vão dois meses do começo desta aventura e, por isso,  o blog completa dois meses;  faz dois meses que o blog foi lançado;  há dois meses é alimentado com assuntos que fazem parte das dúvidas de nosso dia a dia. 

E, por não haver quem faça os meses (eles estão aí; cabe a nós apenas a tarefa de contá-los), o verbo fica no singular: faz dois meses; em março fará três. Ocorre o mesmo princípio com o verbo "haver".  dois meses o blog está no ar. Em março, diremos: havia dois meses que o blog começara,  quando a Íris criou o vocábulo 'mensiversário' [2].

Essa comemoração serve de pretexto para o emprego correto dos verbos fazer haver, de tão maltratada concordância nos textos que ouvimos e lemos. Resumindo: os verbos haver e fazer, com  sentido de tempo decorrido, não flexionam para plural, pois não existe sujeito para eles.

Quanto à palavrinha criada, a receita foi esta: 
          mens, mensis (latim) = mês 
          versum, supino do verbo  verto,is,ti,versum,vertĕre[3] = voltar, virar; suceder-se (no                tempo) 
          
logo:   Mensiversário é 'virado o mês' > passado o mês, decorrido o mês. Em nosso caso, 
          é o segundo mensiversário. 

Não é bom inventar palavras?  Por que não criá-las? 

Você pode brincar também. Pode seguir a receita; recriá-la.  Criar palavras belas e perfeitas, com boas raízes. Para isso procure sempre nos  grandes dicionários a origem, a fonte das palavras (do latim, grego, árabe, francês, inglês, ...)  e confira no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa se existiam e você nem sabia. Mas crie palavras bem formadas, com radicais legítimos, prefixos e sufixos adequados ao que deseja exprimir. Você ficará surpreso com essa brincadeira: ela vai trazer-lhe um treinamento e tanto na arte de recuperar e melhorar seu vocabulário. Bom divertimento!  

Se precisar de ajuda nessa empreitada, conte comigo.  Amo palavras!

E, por ser o 'mensiversário' do blog, vou ficando por aqui. Agradeço aos padrinhos: meus alunos da FIA Jr.,  que  - em quase véspera de Natal - estiveram ao meu lado, ensinando-me pacientemente os primeiros passos deste blog e, desde então, nunca me negaram o suporte necessário.  Agradeço aos meus leitores que, dia após dia, abrem esta página e mostram-me que devo continuar. Agradeço aos comentaristas e àqueles que me mandam e-mails com sugestões.  

Obrigada, pessoal!  

            



[1]  Veja em http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=anivers%25C3%25A1rio e em                 http://www.aulete.com.br/aniversário. Pode procurar mais a respeito,  em CUNHA, Antônio Geraldo da.       Dicionário Etimológico da Língua portuguesa. 4.ed. rev. e atual.,Rio de Janeiro: Lexicon, 2010. (Este dicionário é fundamental para alunos de Letras, Direito, Filosofia, Teologia)
[2]  Será que criei?  Procurei em vários dicionários, inclusive nos de Latim que tenho à minha disposição, mas não a encontrei.  Se alguém souber da preexistência dela, avise-me, por favor. Deem-me a fonte com a abonação e data, por gentileza.  Enquanto isso, é criação minha  
[3]  Mais adiante, em alguma (ou algumas) das páginas,   voltaremos a falar do Supino (verbal), como importante fonte de derivação de vocábulos.    



Um comentário:

  1. Correcto o mensiversário. Como aniversário. E mensual. E menstruação que, se não for mens...

    ResponderExcluir